RISCOS DA ATIVIDADE SEXUAL NA ADOLESCÊNCIA

 

ATIVIDADE SEXUAL PRECOCE NA ADOLESCÊNCIA

 

Cada vez mais, e mais cedo, aumentam os casos de relações sexuais entre adolescentes. Os riscos são muitos, a começar pela possibilidade da gravidez precoce e pelo perigo do contágio por DSTs.

Entre os jovens faltam informação, falta aconselhamento adequado, acompanhamento dos responsáveis.

 O início precoce da atividade sexual traz sérias consequências para a vida dos adolescentes, sendo as mais preocupantes aquelas relacionadas com Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e gravidez. Quanto à gravidez, por exemplo, dados mais recentes do Ministério da Saúde (MS), divulgados no primeiro semestre deste ano, mostram que 444.056 adolescentes com idade entre 10 e 19 anos foram submetidas a procedimentos de partos em 2009, um número ainda alto, mesmo tendo apresentado queda de 8,9% com relação a 2008. Apesar desse tipo de procedimento estar numa descendente, o número ainda é considerado alto.

O MS, avalia que o sistema público está cada vez mais preparado para receber adolescentes e dar orientações sobre a saúde sexual. Mesmo assim, o planejamento familiar nessa faixa etária ainda enfrenta resistência por causa de preconceito. Até hoje, alguns adultos têm dificuldade de compreender que o adolescente é um indivíduo sexuado e, em seu processo de crescimento, ele vai descobrir e ter relações afetivas. No ano passado, o MS investiu R$ 3,3 milhões em ações de educação sexual e no reforço à oferta de preservativos aos jovens brasileiros. Nos últimos dois anos, 871,2 milhões de camisinhas foram distribuídas para toda a população.

Apesar da noticiada queda no número de partos entre adolescentes e investimentos do governo, preocupações ainda existem e são justificáveis para ambos os sexos, incluindo aqui as DSTs, no caso da gravidez indesejada, cujas consequências mais acentuadas atingem as meninas, leva os meninos envolvidos a sofrerem transtornos emocionais intensos. Já em relação às DSTs, tanto meninas como meninos estão igualmente sujeitos a elas, a necessidade de orientação independe do sexo, o ideal é que seja tão abrangente que suscite reflexões não só para a própria atividade sexual, como para a do sexo oposto, afinal, desenvolver respeito por si mesmo e pelo outro é uma das maiores pilastras para a construção de uma vida saudável. É preocupante a iniciação precoce da sexualidade entre adolescentes, o que a tempos se classifica como problema social, esse tipo de comportamento acarreta sérias consequências tanto a curto como a longo prazo.

A curto prazo pode terminar em gravidez indesejada e DSTs, mas as reais consequências serão sentidas a longo prazo, sendo representadas pelo ciclo natural rompido.

Há também poucas as chances de que esses adolescentes venham a ter uma vida adulta equilibrada depois de enfrentarem situações como as citadas. Quantos abandonam os estudos, acarretando sério comprometimento da vida produtiva e social do indivíduo, em alguns casos até levando-o as margens sociais ou são expulsos de seus lares.

Quantas adolescentes se entregam a abortos que sempre de alguma forma lhes roubam a vida. Quantos se envolvem com drogas e demais equívocos.

São questionamentos sociais. Assim trazendo grande preocupação não apenas em firma simplesmente no iniciar das atividades sexuais e sim na imaturidade com que essa atividade é iniciada e no quanto isso pode influenciar a vida dos adolescentes e da sociedade em geral.

Comment Form is loading comments...